Revista Criativa: O verão 2012 e seus 10 vestidos

Post reprodução do site da Revista Criativa: O verão 2012 e seus 10 vestidos

Selecionamos os principais modelos que são aposta certeira para esta temporada

Luigi Torre

No que depender das passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris, o vestido terá fortes concorrentes no verão 2012. Embalados pelo neo-modernismo minimalista que vem ganhando força na moda, nesta temporada ganharam espaço os chamados “separates”, combinação de duas ou mais peças. Por exemplo, calça + camisa ou saia + blusa + casaquinho e assim por diante. Porém, tratando-se de um verão literalmente tropical (alô, Brasil!), poucas peças resolvem tão bem aquele calor de quase 40ºC. Pensando nisso – e no seu frescor e dignidade debaixo do sol – selecionamos os 10 modelos de vestidos essenciais desta temporada.

TOP 10 VESTIDOS VERÃO 2012

1. 60’s

Foto:

Looks de Giambatista Valli, Peter Som e Christopher Kane (Getty Images)

Meio continuação de um dos principais temas do inverno 2011, os vestidos tipo evasê ou em A têm sobrevida neste verão. Glória Coelho fez, a Triton também, assim como a Tufi Duek,Colcci e mais um monte de marcas. O importante é prestar atenção sempre na modelagem de linhas simples, quase geométricas, e comprimentos, geralmente, acima do joelho.

2. Cintura no lugar

Foto:

Dolce & Gabbana, Jil Sander e Alexander McQueen (Getty Image)

A cintura marcada é quase que uma das regras máximas desse verão. Já que um dos principais caminhos desta temporada é a retomada de valores tradicionais femininos, a valorização das formas e curvas do corpo da mulher entra em foco e, com isso, arrase na cinturinha. Nas passarelas dominaram os looks de pegada 50’s ou do começo dos anos 1960, porém, na vida real, vale contrapor esse estilo com acessórios ou tecidos mais contemporâneos para um visual um pouco mais jovem (e menos careta).

3. Godê

Foto:

Looks de Dolce & Gabbana, Peter Pilotto e Jonathan Saunders (Getty Images)

Ou a tal saia rodada… O importante é saber que as saias dos vestidos dessa estação vão das justinhas às supervolumosas, sendo que essas remetem direto aos anos 1950, numa coisa meio La Dolce Vitta. E aí vem uma imagem superelegante e clássica, mas que pode, facilmente, parecer datada. Para isso, atenção dobrada nos acessórios, estampas e materiais utilizados no seu look, ok?

4. O novo tubinho…

Foto:

Vestidos Marni, Dries Van Noten e Peter Pilotto (Getty Images)

… não é tão minimalista quanto nos anos 1990, década do seu auge. O que continua é uma certa geometria que mantém a modelagem literalmente reta, ou levemente afunilada.

5. Transparente, mas nem tanto

Foto:

Looks Diane Von Furstenberg, Marios Schwab e Louis Vuitton (Getty Images)

Reforçando a delicadeza que vem do clima feminino dessa temporada, muitos estilistas investiram numa transparência velada para o verão 2012. Na verdade, trata-se de uma fina camada de tecido translúcido sobre outros opacos ou brilhantes, resultando em efeitos de textura e brilhos mais sutis.

6. Plissado

Foto:

Vestidos Aquilano.Rimondi, Chloé e Burberry (Getty Images)

Falando em textura e volumes, os plissados são o elemento de decoração mais importante desta estação. Miúdos, ou em largas faixas de tecidos, transitam entre a delicadeza da vertente superfeminina do verão 2012 e o minimalismo moderno, pautado por uma extrema simplicidade e praticidade.

7. Chemise

Foto:

Chemises da Jil Sander, Marc by Marc Jacobs e Céline (Getty Images)

O tal vestido camiseta vem com força neste verão, afinal, a camisa (em si) é uma das peças-chave da estação. Alongados, em tecidos leves e transparentes, são item indispensável, disponíveis nas mais variadas modelagens e comprimentos. Investimento certeiro para o verão 2012 – ainda mais se na cor branca.

8. Cintura baixa

Foto:

Vestidos da Bottega Veneta, Gucci e Theysken´s Theory (Getty Images)

Na verdade, cintura desabada, já que de olho nos anos 1920 a linha da cintura desceu para a altura do quadril. Valem desde modelos sequinhos e retrôs à la art deco, como os da Gucci, ou em versão mais contemporâneas com algum volume, para um toque um pouco mais atual e fresco.

9. Franjas

Foto:

Franjas da Gucci, Missoni e Julien McDonald (Getty Images)

Ainda no clima dos loucos anos 1920, as franjas (que também deram as caras no FR e SPFW) ganham força nesta estação. Pense em dançarinas de jazz daquela década (ou nas flappers) e as transporte para a Era Digital do século 21.

10. Esportivos

Foto:

Vestidos da Versus, Lacoste e Alexander Wang (Getty Images)

Corra, Lola, corra. Afinal, dinamismo é a palavra de ordem dos últimos tempos. De olho na vida em alta velocidade dos grandes centros urbanos (e também já em aquecimento para as Olimpíadas de 2012), vestidos com elementos esportivos também prometem ser hit neste verão. Aposte em tecidos sintéticos e detalhes utilitários.

_________________________________________________________________________

Beijos!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s