Alimentação Saudável: 08 dicas!

Gente, eu amoooo comer, mas é comer mesmo: arroz, feijão, macarrão, pão e por aí vai. Quando fui morar nos EUA eu achava que eu ia me dar super bem com as junk food’s e voltar de lá rolando com vários quilinhos a mais, mas para a minha surpresa e felicidade eu não me adaptei as refeições gordurosas dos americanos e cheguei a eliminar quatro quilos durante minha estadia de quase um ano e meio por lá!

Acho que o segredo de eu ter perdido peso foi praticamente o extermínio da carne vermelha, comíamos muito salmão, peixe branco e frango, e o fato de comer muito em casa o que eu mesma cozinhava!rsrsrs. Acreditem, aprendi a cozinhar via skype com minha mãe e minhas irmãs me ensinando!!hahahaha! O problema veio mesmo quando eu voltei de lá, em dezembro do ano passado, que ganhei os quatro quilos que eu havia perdido. E, agora, estou na luta para eliminá-los novamente e para isso preciso de uma alimentação equilibrada!

O ponto chave de uma alimentação saudável, segundo os especialistas, é o equilíbrio entre a variedade e moderação do que se come. O recomendado é a ingestão de uma grande variedade de alimentos de baixas calorias. Mas como fazer isso na prática? Abaixo segue oito dicas para uma vida saudável!

  1. Coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes: a dieta diária deve ser baseada em pão, cereais, frutas, vegetais, produtos lácteos, carnes, aves, peixes e outros alimentos a base de proteína. A quantidade de cada um depende de suas necessidades energéticas.
  2. Abuse de grãos integrais, frutas e verduras;
  3. Permaneça no peso ideal: a alimentação balanceada e a prática de exercícios ajudam a manter o peso.
  4. Coma porções moderadas: comendo pouco, pode-se comer de tudo.
  5. Não pule as refeições: fazer refeições regulares ajuda ao controle da fome e a comermos pouco.
  6. Reduza e não elimine: alimentos ricos em gordura, sal e açúcar devem ser moderados e não eliminados da dietas.
  7. Equilibre sua dieta: faça a lei da compensação. Se exagerou em um dia, compense o que exagerou no dia seguinte.
  8. Mude gradualmente: sabemos o quanto é difícil mudarmos nossos hábitos alimentares, ainda mais do dia para a noite. O recomendado é ir fazendo as mudanças alimentares aos poucos, assim dá mais tempo para o corpo e a mente processarem a mudança.
Eu vou seguir todas estas dicas e espero conseguir enxugar os quilinhos extras que acompanham!!rsrsrsrs. Quem tiver dicas de dietas, alimentação saudável e bem estar, mandem nos comentários!!!!!
Beijos!!!

2 respostas em “Alimentação Saudável: 08 dicas!

  1. Ferna, minha dica é: não pular NUNCA o café da manhã!!!! Já percebi que se eu comer bem de manhã ( pão integral com queijo branco, café com leite desnatado e adoçante e uma fruta) passo o dia sem aquela fome maluca de querer beliscar tuuuuudo que eu vejo na minha frente! Ah, outra coisa, depois que eu comecei minhas caminhadas na Litorânea vi que posso até exagerar um poquinho nos finais de semana que dá pra compensar na caminhada durante a semana! E virou um vício!!! Quando eu não vou caminhar parece que emu dia não foi completo!
    Beijos,
    Grazi

  2. Adoro o blog e adorei as dicas…..
    Sabe que engordei horrores depois que casei com um americano, nos mudamos a 6 meses pros Estados Unidos e achei que fosse explodir, mas sabe q aconteceu a mesma coisa q aconteceu com vc e acabei perdendo peso.
    Ainda to no processo de voltar pro antigo peso, mas uma coisa que me ajudou muito foi depois que li o livro (mulheres francesas não engordam) tem muitas dicas legais. Mas o melhor de tudo é que n.ao é um livro de dieta tradicional, mas sim um estilo de vida. Resumindo: Continuo comendo de tudo mas em porções menores, e caminho 40 minutos por dia. Simples não? E sabe aquelas tentações q adoramos? Descobri que se torna mais especial e gostoso se eu comer uma vez por semana ao invés de todo dia……desculpe pelo looooongo comentário, dá até preguiça de ler…hahaha
    Parabéns pelo Blog!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s